Torneio Leiteiro premia vacas durante Expo

62,010 kg de leite. Esse foi o recorde de produção da vaca “Ovação”, campeã do Torneio de Leite da raça Gir jovem, na 55ª Expo Rio Preto 2017. Outras premiadas foram a “ministra”, da raça Girolando Novilho ¼, com a produção de 50,980 kg e a também vaca da raça Girolando,“Latisha”, na categoria Novilha ½, com a produção recorde de 79,823 kg.

Ovação tem 41 meses, com apenas uma cria no histórico de vida. A conceituada vaca é da cidade de Paraopeba (MG), e integra a comitiva de vacas leiteira da raça Gir trazida para o Recinto “Alberto Bertelli Lucatto”. “É uma vaca excepcional que dá entre 20 e 21 quilos de leite por ordenha”, conta o proprietário o animal, José Afonso Bicalho, criador há 21 anos, da raça Gir Leiteiro.

Os critérios de julgamento determina três ordenhas diárias, às 6h30, 14 horas e 22 horas. Após a 10ª ordenha é descartada uma ordenha, e divide-se o total de nove ordenhas por três, para tirar a média de quilos, como explica o proprietário.

O prefeito Edinho Araújo e os organizadores do evento, Paulo Sader e Pedro Pezzuto também acompanharam as últimas ordenhas das vacas, antes do resultado final e cumprimento os proprietários dos animais.

A premiação final acontece no sábado (14/10). A Expo Rio Preto 2017 é uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria de Municipal Agricultura e Abastecimento, com a apoio institucional da Associação Comercial e Industrial de Rio Preto – Acirp e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, além do patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI.