Ex-Ministro Antonio Cabrera fala sobre “liberdade econômica” em palestra na Expo 2017

O ex-Ministro da Agricultura e Reforma Agrária e agroempresário Antonio Cabrera Mano Filho é um dos destaques da programação da área de Tecnologia e Conhecimento da Expo Rio Preto 2017, que começa em 11 de outubro, no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”.

Cabrera, que foi ministro entre 1990 e 1992, realizará palestra gratuita no dia 13 (sexta-feira), às 14h, com o tema “Liberdade Econômica no Agronegócio”.

“Um dos grandes problemas do setor é a falta de liberdade para empreender, criar e gerar novas tecnologias, diante da enorme presença do Estado, que ‘pesa a mão’ sobre o produtor com burocracias e dificulta atividades que dinamiza a economia do País”, avalia o empresário.

Cabrera defende o livre mercado, por achar que o Brasil público de hoje sufoca a iniciativa privada e, portanto, a economia. Durante fala, pretende avaliar os desafios da agricultura brasileira nos dias atuais, mas também apontar para as grandes possibilidades futuras.

O ex-Ministro ressalta que, segundo a Organização das Nações Unidas, em cerca de 15 anos o planeta deverá ganhar mais 2 bilhões de habitantes, saltando para uma superpopulação de 9 bilhões de pessoas.

“Alguém vai ter que produzir comida para essa população. Até 40% da demanda futura de alimentos terá que vir do Brasil, segundo a [Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura] FAO). Os países esperam nossa resposta a esta necessidade”, destaca.

Sobre Rio Preto, Cabrera lembra que a região possui condições únicas para o cultivo de algumas culturas, como a seringueira, e está privilegiadamente localizada na rota da pecuária, que também considera diversificada.

“Acredito que o próximo passo é olhar para uma produção mais específica e exigente, como abate halal, para maometanos, e kosher, para judeus. Nosso homem do campo bem instruído e experiente tem condições de pensar nesse mercado, aproveitando melhor, inclusive, a integração entre setor agrícola e pecuária”, avalia o agroempresário.

O palco onde o ex-Ministro se apresenta ficará numa das áreas mais agitadas da Expo, com outras palestras, painéis e workshops. O espaço também vai acolher Fórum de Alimentos Orgânicos, programação voltada ao sucroenergético e vários outros.

A Expo Rio Preto 2017 é uma realização da Prefeitura de Rio Preto por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com apoio institucional da Associação Comerci
al e Industrial de Rio Preto – Acirp e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, além de patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

SERVIÇO
55ª Expo Rio Preto
www.exporiopreto2017.com.br
11 a 15 de outubro, das 8h às 22h
No Recinto de Exposições ‘Alberto Bertelli Lucatto’
(rua Daniel Antônio de Freitas, 115, no Distrito Industrial, em São José do Rio Preto)
Entrada Franca

Marcella Moreira