Arnaldo Manuel vai conduzir julgamento da raça Tabapuã na Expo Rio Preto

Em São José do Rio Preto, São Paulo, na 55ª edição da Expo Rio Preto, de 11 a 15 de outubro, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, a raça Tabapuã terá o julgamento conduzido pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ – Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, no dia 12 de outubro.

Arnaldo Manuel aceitou de imediato o convite feito pela diretoria da Associação Brasileiro dos Criadores de Tabapuã – ABCT. É uma honra muito grande para os participantes da raça ter os animais avaliados por um dos nomes importantes da pecuária brasileira, disse o presidente da ABCT, Júlio Laure.

Arnaldo Manuel, presidente da ABCZ, é médico veterinário e iniciou sua trajetória na entidade em 1978, como membro do Conselho Técnico da Raça Gir. Ao longo desses 39 anos de atuação junto à ABCZ, exerceu as atribuições de diretor nos mandatos de Manoel Carlos Barbosa, Heber Crema Marzola e José Olavo Borges Mendes, de Diretor do Departamento Técnico (Superintendência Técnica) na gestão Newton Camargo Araújo (1982/1986), período em que nasceu o PMGZ em parceria com a Embrapa, e de membro efetivo do Colégio de Jurados da ABCZ desde 1983, tendo realizado mais 387 julgamentos das Raças Zebuínas no Brasil, Argentina (Palermo), Bolívia, Costa Rica, Guatemala, México e Paraguai.

Sobre a raça – A raça é o terceiro neozebuíno a ser formado no mundo. Por ser o primeiro entre esses a surgir a partir de um planejamento específico, o Tabapuã é considerado uma das maiores conquistas da zootecnia brasileira dos últimos cem anos. A raça possui como características grande habilidade materna, docilidade, excelente conformação e acabamento de carcaça e é, sem dúvida alguma, de grande valia para o desenvolvimento econômico do país. Além disso, é a mais testada em provas de ganho de peso oficializadas pela ABCZ e está representada hoje por mais de hum milhão de cabeças registradas e espalhadas por todo o território nacional.

Em números – A raça tem despertando a atenção pela consistência da sua evolução. Entre os zebuínos de corte, assume a segunda colocação como maior número de registros de animais nascidos (RGN) .

A entrada dos animais da raça Tabapuã será de 08 a 10, pesagem no dia 11.