Abertura da 55ª Expo Rio Preto 2017 acontece nesta quarta-feira

Começa nesta quarta-feira (11/10), a 55ª Expo Rio Preto. O evento marca a retomada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, de um dos mais importantes evento de agronegócios do Estado de São Paulo. A abertura oficial será às 11 horas, no Recinto de Exposição “Alberto Bertelli Lucatto”.

O prefeito Edinho Araújo, acompanhado do secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI – ligada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços -, autoridades, empresários, criadores e ainda sindicatos rurais de toda região, fará a abertura do evento.

Resgatando a “Tradição, Tecnologia e Negócios”, a Expo Rio Preto sediará a EXPOINEL 2017/2018, maior exposição da raça Nelore no País, contando pontos para o ranking da raça. A conquista agrega ainda mais credibilidade e peso técnico ao evento.

Além de Tecnologia e Negócios, a Expo tem ainda julgamentos, leilões, entretenimento, serviços de alimentação, Wi Fi e estacionamento gratuito. O público esperado pelos organizadores é de 15 mil pessoas.

A Expo Rio Preto 2017 é uma realização da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com apoio institucional da Associação Comercial e Industrial de Rio Preto – Acirp e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, além de patrocínio da ABDI, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Rio Alta. Também apoiam este evento as empresas Amplitude Net e Brhama.

ABERTURA OFICIAL
55ª Expo Rio Preto
Dia: 11 de outubro,
Horário: 11 horas
Apresentação da Banda da Polícia Militar e Enúbio Queiroz tocando os Hinos de Rio Preto e o Hino Nacional, na viola caipira. Visita Oficial pela EXPO com autoridades e imprensa encerrando com o Almoço Oficial a convidados
Local: Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto” – rua Daniel Antônio de Freitas, nº 115 – Distrito Industrial
Entrada Franca

Veja a Grade de Programação do primeiro dia da Expo Rio Preto – 11/10

JULGAMENTOS + LEILÕES + NEGÓCIOS
Julgamentos
Gir Leiteiro – Início do torneio leiteiro: às 14h

CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Escola de Manutenção de Máquinas Colhedoras de Cana
De 11 a 15/10, das 8h às 22h
Na área de Tecnologia e Conhecimento do Recinto de Exposições
Trazida ao interior do Estado pela primeira vez pelo SENAI-SP, trata-se de uma moderníssima infraestrutura voltada à qualificação da mão de obra no setor agro.

Palestras Técnicas – Temática: Fórum de Agricultura Orgânica
9:00 Certificação dos Produtos Orgânicos, com Marcelo Silvestre Laurino, Auditor Fiscal Federal Agropecuário – MAPA
9:40 Sete Motivos para Consumir Alimentos Orgânicos, com Lívia Maria Vetorelli Borges, nutricionista da Sec. Saúde de São José do Rio Preto / Conselheira COMSEA
10:20 Comercialização de Produtos Orgânicos, com Araci Kamiyama, Diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável – SMA
14:00 Técnicas de Produção Orgânica, com Sebastião Wilson Tivelli, Pesquisador Científico – SAA /APTA
14:40 Controle Biológico, com Sônia Yamamoto, Consultora Técnica de Desenvolvimento de Mercado – Koppert
15:20 Produção de Frutas Orgânicas em Sistema Agroflorestal na Fazenda da Toca, com Felipe Noronha Cintra de Oliveira, da Fazenda da Toca
16:00 Manejo Integrado de Pragas na Agricultura Orgânica, com Adriana Regina Generoso, Profa. Dra. FATEC São José do Rio Preto
16:40 Mesa Redonda: A Base de Sustentação entre Produtor, Chefe de Cozinha e Consumidor, mediada por Célia Maria Gomes de Lima, da Del. Regional de Turismo – Sec. de Turismo do Estado
(Entrada: 5kg de arroz ou 2kg de feijão para serem doado ao Banco de Alimentos. Inscrições no local. Vagas limitadas!)

ENTRETENIMENTO
PARQUINHO ECOLÓGICO
Das 8h às 22h30
Espaço Parque Ecológico
Playground infantil com brinquedos do estilo dos tradicionais Parques Ecológicos de Rio Preto.

FEIRA DE ARTESANATO
Das 8h às 22h30
Espaço Artesanato
Feira com artesãos da ARNAP – Arte na Praça – São José do Rio Preto.

OFICINA DA BEZERRA
Às 8h30 e 17h
Baias próximas à Láctea Noroeste
Competição educativa para crianças e jovens com aptidão para o manejo do gado leiteiro. Concurso inclui tarefas de comportamento, higiene, convivência, manejo entre outros. São 22 competidores em duas categorias: de 8 a 10 anos e de 11 a 14 anos. Os três melhores colocados de cada categoria serão premiados com troféus.

SLACKLINE
Das 9h às 22h
Ao lado do Parquinho Ecológico
Fita com acesso gratuito para testar o equilíbrio. Atletas treinados farão demonstrações de equilíbrio em diversos momentos.

ESPAÇO ESCOTEIRO
Das 10h às 21h
Espaço Escoteiros
Os grupos de escoteiros da Regional de Rio Preto estarão instalados no Recinto durante todos os dias da Expo, expondo atividades e técnicas escotistas.

ESPAÇO CRIANÇA
Das 10h às 21h
Espaço Criança
Brinquedoteca e atividades para crianças até 10 anos de idade. Jogos, brinquedos, pintura de rosto, desenho e muitas brincadeiras com os monitores.

VISITA PROGRAMADA DAS CRIANÇAS
Das 14h às 17h
Itinerante
Visita com alunos das escolas da rede municipal “Carmen Nelita” e da “Roberto Jorge”, percorrendo toda a Expo, acompanhado por monitores do Espaço Criança e pelos Escoteiros. Passeio é encerrado com brincadeiras no Parquinho Ecológico e apresentação da Camerata Jovem Beethoven para as crianças no Espaço Oficina.

QUARTETO CAIPIRA
Das 15h30 às 17h30
Itinerante
Grupo de artistas estará se apresentando de forma itinerante por todo recinto, levando alegria e música caipira a todos os cantos da Expo.

TOURO MECÂNICO
Das 17h às 21h
Tenda Touro
Touro mecânico gratuito.

CAMA ELÁSTICA
Das 17h às 21h
Tenda Touro
Cama elástica gratuita.

VOO DE BALÃO
A partir do entardecer
Espaço Balão
Voos gratuitos cativos de balão (sobe e desce, com cesto ancorado ao chão).

GINCANA INFANTIL
Às 19h
Espaço Criança

Resgate das tradicionais brincadeiras de gincana: corrida do saco, corrida do ovo, caça ao tesouro, entre outras.
4 X 4 ACÚSTICOS
Das 19h às 22h
Palquinhos
Quatro músicos estarão em quatro palquinhos em quatro lugares diferentes da Expo, tocando instrumentos tradicionais, como a viola caipira, e outros, como banjo, sax, e violoncelo.

PERSONAGENS
Das 19h às 22h
Itinerante
Artistas realizando performances e interações com o público, maquiados e caracterizados com fantasias, enfatizando os personagens da nossa cultura regional.

MUSICAL SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO
Das 19h às 20h
Espaço oficina
Apresentação de espetáculo infantil, musical “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, da Escola de Artes Lígia Aydar. Narrativas das tradicionais histórias da Emília, Saci Pererê e sua turma.

GRUPO OITAVA LÁ
Das 19h às 20h30
Praça de Alimentação
Roda de Samba

AS FILHAS DE TIM MAIA
Das 19h30 às 20h30
Itinerante
Apresentação itinerante de um quarteto feminino de sopro, fazendo uma homenagem ao saudoso Tim Maia, interpretando seus maiores sucessos. Encerra em frente ao palco principal.

ABERTURA PALCO
Às 20h30
Palco principal
Cerimonial abertura ao público

SHOW MARLON E SERGINHO
Das 20h30 às 22h30
Palco principal
Música sertaneja